Papua Nova Guiné, situado na Oceania, ocupa a segunda maior ilha do planeta (Nova Guiné), além do arquipélago de Bismarck e várias ilhas na Melanésia. Seu território está localizado ao norte da Austrália e possui uma única fronteira terrestre: a Indonésia, a oeste.
Algumas ilhas de Papua Nova Guiné correm sério risco de serem submersas pelo aumento do nível do mar, provocado pelo aquecimento global. Exemplo desse fenômeno foi a remoção da população das ilhas Carteret, que se tornou inabitável e, em 15 anos, deve estar totalmente submersa.O país já foi ocupado por diferentes nações: Espanha, Portugal, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Japão. A independência foi obtida em 1975 e a nação passou a integrar a Comunidade Britânica – bloco formado pelo Reino Unido e suas ex-colônias.
A agricultura é responsável por captar mais de 70% da população economicamente ativa no país, em especial a de subsistência. Esse fato influencia na distribuição populacional: a maioria dos habitantes reside em áreas rurais (87,5%). A economia baseia-se na produção e exportação de ouro, cobre, petróleo, café e cacau.
Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,431, o país ocupa o 137° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 nações. Entre os vários problemas socioeconômicos estão: a maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza; a taxa de mortalidade infantil é de 49 para cada mil nascidos vivos; os serviços de saneamento ambiental são destinados a menos de 45% das residências e o índice de analfabetismo é de 45,8%.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/papua-nova-guine.htm
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial